terça-feira, 26 de outubro de 2010

Juliana paes "30 Anos"



Na íntegra, a matéria com Juliana Paes da revista Contigo de 1 de Abril de 2009.


São 30 anos. Hora de um balanço. Juliana Paes está absorvendo tudo e seu período de um mês na Índia e de seis meses de casada com o empresário Carlos Eduardo Baptista, 30, estão mudando sua maneira de encarar a vida. Algumas são sutis, como respirar melhor e refletir, segundo a meditação indiana Sudarshan Kriya, criada por Sri Sri Ravi Shankar, em 1982. Outras estão em pleno estágio de superar os ''poréns''. E não venham com a típica figura feminina trintona da obra menor do escritor francês Honoré de Balzac, A Mulher de Trinta Anos - Juliana é um caso específico. Ela parou de comer carne, efeito Índia. Tem evitado o cigarro, mas admite que ainda rouba um trago. Continua teimosíssima, mas quer ouvir mais as pessoas. Não cede aos desejos da família por um herdeiro, mas isso é um sonho seu desde os 21 anos, então, quem sabe... ''Vejo que sou uma mulher, não mais uma menina. É muito gostoso quando essa ficha cai, me sinto mais segura e não tenho de provar nada a ninguém. As pessoas dizem que estou mais elegante. Não me sinto mais à vontade de usar certas roupas em público, como shortinhos, jeans justo e camisetinhas. Essa fase passou''


Você se sente mais bonita aos 30 anos?
"Uma das minhas maiores virtudes é que eu vivo muito o presente, não fico pensando no passado nem no futuro. Eu sempre acho que o meu melhor momento é hoje. Realmente acho que estou melhor agora. Claro que tem coisas que eu quero mudar, mas estou bem. Quero perder um pesinho, mas se tiver alguma mulher no mundo que não queira perder dois quilinhos, me avisa. Eu tomo banho comigo mesma e sei que não estou magrinha (risos)."

Você se cobra mais para estar em boa forma por estar no ar?
"Minhas roupas na novela são larguinhas, o figurino ajuda. Talvez, se eu estivesse usando roupas que evidenciassem mais o c orpo, estaria mais preocupada. Quero emagrecer por mim mesma, gosto de estar com meus 55 quilos. Dei uma engordadinha, mas eu vou perder esse dois (risos). Está difícil manter a rotina da academia, mas também não estou me culpando."

Tem feito tratamento para manter a forma?
"A doutora Heloisa (Rocha, endocrinologista) já está há muito tempo na minha vida, não sai mais. Ela faz um trabalho para tirar a ansiedade e a gula. Eu tenho muito problema de comer doce à noite. Eu passo o dia inteiro na dietinha e à noite vou comer Deditos, Amanditas e acordo péssima. Tenho um formigão dentro de mim. O pior é que na minha casa tem doce porque o Dudu compra. Tem dias que ele chega dizendo que tem uma surpresa e mostra um pote de sorvete. É uma surpresa maldita (risos)!"

Você disse que na Índia largou o cigarro e parou de comer carne vermelha...
"A Índia é uma experiência espiritual também, lá tem uma magia que não sei bem explicar o que é. Mesmo você não sendo uma pessoa ligada à espiritualidade, se sente tocada de alguma maneira. Parei de comer carne lá e eu realmente sinto que dá para passar uns períodos sem comer. O cigarro eu tenho evitado, às vezes roubo um trago, mas minha consciência pesa. Foi difícil parar mesmo estando lá."


O que te estimulou a parar?
"Passei por uma experiência terrível no primeiro dia que cheguei para gravar. Acendi um cigarro em uma das locações e no dia seguinte saiu na imprensa local que uma atriz brasileira tinha fumado num templo. Eu nem imaginava que o Palácio da Cidade era considerado um templo. Fiquei péssima com aquela situação e aquilo contribuiu para eu parar."


O que mudou em sua rotina desde que a novela estreou?
"Eu não estou sofrendo pressão, mas me sinto muito responsável por ser o primeiro nome. Não me permito chegar ao Projac sem saber o que vou gravar. Tem dias que eu percebo que nem falei com meus pais e mal falei com o Dudu, só vivi a novela. Chego em casa, assisto ao DVD que recebo da emissora e depois assisto à novela. Em seguida vou ler os meus textos. Gosto de assistir sozinha, na hora que o Dudu está na academia ou quando ele fica no computador. Ele nunca assistiu às novelas das quais eu participo e respeito isso, não cobro nada dele."

Como reagiu aos comentários de que você e o Márcio Garcia estariam se envolvendo fora de cena?
"Eu sou indiferente a isso, não é uma coisa que eu tenho de levar para casa e conversar com meu marido. Não mesmo. Eu tenho coisas muito mais importantes para me preocupar na vida e confesso que não fico procurando o que dizem a meu respeito. Não entro em paranóia."

Acredita que essa segurança é uma consequência da idade?
"Pode ser. Não passei por nenhuma crise, tenho consciência de que já não sou mais uma menina. Tenho capacidades intelectuais e físicas, responsabilidades no plano pessoal e profissional. É uma característica de amadurecimento. É muito gostoso quando essa ficha cai, pois me sinto mais segura e não tenho de ficar provando nada a ninguém. Esse momento não podia ser melhor para mim. Me realizei no teatro, fiz um musical em que fui bem-sucedida (Os Produtores), agora estou protagonizando uma novela das 8 da Glória Perez, de quem sempre fui fã. Estou vivendo o sonho da minha vida."

O que mudou depois da viagem à Índia?
"A vontade de ter o autocontrole foi algo muito bom que eu trouxe de lá. Nós, artistas famosos, vivemos mergulhados na fogueira das vaidades, somos impulsionados a trabalhar o nosso ego o tempo todo. Queremos estar bem, ter sucesso, não ser criticados. Mas a vida é mais do que isso! A minha espiritualidade e a minha família são minhas fortalezas, elas me ajudam a ser mais centrada e a não viver pensando só na beleza, não quero ser escrava da vaidade. Aprendi a me entender melhor, conversar comigo mesma, a olhar mais para dentro, já que não tenho tempo para fazer terapia."

E você consegue se desligar dessa pressão?
"Claro que é muito difícil não ficar escravizada por esse furacão, ainda mais protagonizando uma novela das 8. Uma hora você está no topo e na outra você pode estar no limbo. Mas eu sempre fui muito preocupada em me desenvolver espiritualmente. Ao deitar, costumo pensar o que eu realizei e o que produzi durante o dia. Eu fiz um curso chamado Arte de Viver, que me fez muito bem (ela ficou seis noites consecutivas se dedicando a um curso de meditação indiana, Sudarshan Kriya). Aprendi técnicas de como viver melhor por meio da respiração para não se sentir agredido por situações da vida, exercitando a capacidade de driblar a raiva. É uma reflexão. Penso no que fiz durante o dia, o que eu produzi, o que eu fiz de bom ou não. Estou me dedicando, pois, como ariana, sou facilmente afetada pela cólera, é algo instintivo. A minha encarnação aqui me preocupa. Graças a essa minha forma de pensar a vida, viver nesse meio se torna mais leve, a vaidade fica para segundo plano. Sinto-me muito poderosa, sou capaz de mudar um ambiente com a minha alegria, pelo respeito que tenho com as pessoas à minha volta, não me sinto acima de ninguém."


O seu marido entende a sua vida tão agitada?
"Nos casamos há seis meses, mas a nossa vida em comum tem cinco anos. Dudu já está acostumado com essa roda viva, conversamos muito sobre isso antes de eu começar a gravar. E ele também está num momento de muita pressão profissional. Nós dois estamos em fases muito parecidas. Um não tem moral para brigar com o outro, essa é a verdade (risos). Essa falta de rotina acaba sendo um tempero na nossa relação. Quando sobra tempo é tão bom, tudo passa a ser uma ocasião especial."

No relacionamento de vocês há ciúmes?
"Ciúme é sempre chato, pois vira uma cobrança e ninguém gosta. O cuidado com o outro é gostoso, mas as pessoas confundem. A individualidade é importante também, eu gosto de ter os meus momentos e o Dudu gosta de ter os dele. Estamos muito bem assim. Temos cuidado um com o outro e na nossa relação não há ciúmes, não acredito em ciúme saudável."

Sobre individualidade, quais os programas você prefere fazer sem o Dudu?
"Reunião de amigas é fatal para levar marido. Quando mulher se junta é para tricotar, falar de casa, de trabalho, de relacionamento e o homem fica perdido. E shopping também meu marido odeia, costumo ir com minhas amigas, com minha mãe, porque, se o Dudu vai, fica me apressando e não adianta nada, no dia seguinte tenho de voltar para trocar tudo. Para mim, acho que ir vê-lo surfar é muito chato. Gosto de ir à praia para pegar sol, bater papo e tomar uma cervejinha. Acho que assistir partida de futebol de amigos também é falta do que fazer. Não gosto de ver aquele monte de homem suado, correndo atrás de uma bola, ainda mais que já tenho que ver muito futebol em casa porque o Dudu trabalha com isso (risos). Já ao cinema tem de ser a dois..."

E a cobrança com relação a filhos?
"Isso é um saco. Sinto essa pressão mais pela família. Meu pai está louco para ter mais netos. Mas eu vou fazer na hora que eu quiser. Não cedo a pressões, é uma característica minha. Sou tinhosa, chata, vou fazer na hora que eu quiser. Sou muito saudável, não sinto o peso da idade. Vejo colegas minhas tendo filhos muito mais tarde. Desde os 21 anos sonho em ser mãe, porém ainda não virou um projeto de vida. Gosto de ter liberdade para escolher. Quando acabar a novela, aí sim, eu vou pensar."

Você tem personalidade forte...
"Eu sou teimosa, mas não me orgulho disso! Sempre acho que vou fazer melhor e acabo acumulando muitas atividades por isso, é um grande defeito meu. Estou me exercitando para ouvir mais as pessoas. Acho louvável quem é capaz de ouvir. Já me arrependi por ter essa teimosia, mas prefiro não dar exemplos. Já aprendi com esses erros, não vou cantar vitória (risos)."

Nenhum comentário: